Para iniciar nossas discussões acerca do Modernismo no Brasil, vamos começar com uma breve apresentação sobre o Manifesto da Poesia Pau-Brasil. Você pode ter acesso ao texto completo de Oswald de Andrade no seguinte link: http://www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/.
Mantendo o espírito de renovação
cultural, que domina as ideias expressas na Semana de Arte Moderna de 1922, bem
como o desejo de produzir uma arte literária que represente o Brasil e o povo
brasileiro, Oswald de Andrade escreve e publica, em 1924, o “Manifesto da
poesia pau-brasil”, destacando no texto a necessidade de que se produza uma
arte genuinamente brasileira, que tenha como foco não apenas a cópia dos
modelos europeus, mas, sim, uma arte que possa transmitir aquilo que
caracteriza o Brasil.
Sugere-se, desse modo,
o início da absorção crítica da produção artístico-literária modernista
europeia; busca-se a discussão sobre a consciência nacional por meio da
construção de uma poesia que seja ao mesmo tempo ingênua e primitiva, erudita e
popular.
Há no texto a crítica ao arcaísmo e à
poesia academicista, longe da realidade e dos problemas sociais, fruto de uma
arte poética exportada. O manifesto aponta, assim, o caminho para uma nova
criação, caracterizada pela “língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e
neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como
somos.” Defende-se que a arte literária brasileira já não precisava manter-se
fiel aos modelos europeus, podendo dedicar-se a construir a imagem do Brasil
como ele é, e ser a nossa produção também uma arte de exportação.
No
decorrer do texto, Oswald de Andrade também provoca o leitor a pensar em uma
arte que seja reacionária, não apenas mecânica, visual e distante, como aparecia
no Parnasianismo ou Naturalismo. Diversas vezes o autor enfatiza o termo
Pau-Brasil, destacando que essa poderia ser a expressão definidora da nova
poesia que se deseja construir, do mesmo modo, relaciona com a ideia da arte
literária brasileira como produto de exportação. O cerne da produção literária
nacional poderia ser a originalidade, fundamentada em especial pela busca e
construção de uma poesia pura e nacional.
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